Administração


Nas cerimônias oficiais de Outorga de Grau, todos os Formandos deverão trajar beca na cor preta, faixa na cintura na cor do curso, ou pelerine na cor preta com barra na cor do curso, que vai sobre os ombros, contendo sua cor de graduação e capelo, que é colocado na cabeça na hora da Outorga de Grau.

Quando o Presidente da Mesa for o Reitor, este usará, sobre o terno passeio completo, a pelerine branca. Quando o Presidente da Mesa for o Vice - Reitor, este usará, sobre o terno passeio completo, a pelerine branca e preta. E por delegação sobre o terno passeio completo, a pelerine branca. Para os Membros da Mesa de Honra, Diretor das Faculdades e Institutos, é aconselhável usar traje passeio completo escuro com a pelerine preta com barras azul e verde, as cores da UnB.

Uso da pelerine

A UnB está localizada no Planalto Central, tendo por quase todo o ano um clima quente e seco. Adotou-se a pelerine levando em consideração a melhor adequação das vestes talares. Sua principal função é indicar posições de hierarquia que devem ser respeitadas, pois têm fundamento na Ordem de Precedência.

A pelerine é como uma capa usada sobre os ombros, no corte godê guarda-chuva, até a altura dos ombros, em pano duplo (na parte interna é bordado em linha dourada o nome do MRT, e o período do mandato) de cetim duchése na cor branca, arrematada com gola de padre e, para o fechamento, cordão traçado, tipo rabo de galo, também branco, ornada com aplicações douradas, circundando o pescoço e a parte frontal do peito.

É usada pelo MRT nas cerimônias de Transmissão do Cargo de Reitor, Outorga de Grau, Doutor Honoris Causa, Professor Honoris Causa, Professor Emérito e Mérito Universitário.

No caso da Transmissão do Cargo, o reitor que sai, leva, de recordação, a pelerine, e é colocada nos ombros no novo reitor uma nova, com as mesmas especificações. No caso do VRT, o procedimento é o mesmo.

Pelerine Branca - a cor branca traduz o somatório de todas as áreas do conhecimento humano e dos três Reinos da Natureza.

Palerine Preta - É utilizada apenas por professores, professores aposentados e ex-professores da Universidade de Brasília.

:: topo

Copyright © 2007 Universidade de Brasília. Todos os direitos reservados.