Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS)


A Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS) tem como finalidade planejar, coordenar, desenvolver, controlar e avaliar os programas e projetos de prestação de serviços sociais à comunidade universitária, buscando permanentemente otimizar as atividades desenvolvidas, oferecendo programas de qualidade aos usuários.

Compete também à DDS planejar e executar a polútica de assistência, visando oferecer o apoio necessário à permanência do aluno na UnB. Alunos de baixa renda assistidos pelos programas sociais da Universidade de Brasúlia (UnB) têm lugar de destaque na instituição: eles costumam estar no topo da excelência acadêmica, entre os melhores estudantes de seus cursos.

É o que revela pesquisa da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS), um dos braços do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC). Elaborado com base no índice de Rendimento Acadêmico (IRA), que avalia o desempenho dos estudantes ao longo do curso, o estudo mostra que o IRA dos alunos de baixa renda é igual ou superior à média dos demais estudantes do curso. Graças ao apoio da UnB, o aluno pode ter diversos tipos de auxúlio, o que lhe permite mais tempo para se dedicar a aprender.

Para calcular o IRA, que varia de 0 a 5, são consideradas as menções obtidas e o número de créditos das disciplinas cursadas pelo aluno, bem como o trancamento de matérias optativas e obrigatórias.

Informações sobre o IRA, acessar o Guia do Calouro 2/2014.

Para ter acesso aos programas sociais, o estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica deve estar regularmente matriculado em disciplinas de cursos presenciais de graduação e ser caracterizado junto a DDS/DAC como PPAES (Participante dos Programas de Assistência Estudantil). Para tanto, deverá participar de um processo de avaliação socioeconômica que é realizado pela Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC).

Este processo é regido por edital publicado no início de cada semestre letivo no Portal da DDS-UnB através do link Editais no "Menu Principal" .

As inscrições nos programas são realizadas pela internet no endereço eletrônico: www.saeweb.unb.br

Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 7h30 às 19h30.

Telefone: 3107-0561 ou 3107-0562

Localização: Prédio da Reitoria no Subsolo