------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 
Programa Institucional de Bolsas de Extensão

Abaixo seguem as perguntas mais comuns sobre a seleção de bolsas de extensão. Suas respostas, contudo, não dispensam a leitura do edital completo

1. Quem pode solicitar bolsas?

a. Somente estudantes de graduação da Universidade de Brasília que estejam cursando pelo menos o terceiro período letivo, que não sejam prováveis formandos no primeiro período letivo de 2008 e estejam cadastrados como extensionistas voluntários em projetos de extensão de ação contínua (PEACs) aprovados no DEX podem pleitear bolsas de extensão;
OBS: Se o estudante teve bolsa de extensão no ano anterior (2007) e deseja solicitar bolsa novamente ele deve estar em dia com a entrega do relatório final de sua participação no PEAC em 2007.
O relatório final (on-line) para o estudante extensionista já está disponível no endereço: www.unb.br/administracao/diretorias/peac

2. Como ser um estudante extensionista voluntário?
a. O estudante interessado deve procurar pelo coordenador de extensão da sua unidade acadêmica e informar-se sobre os projetos de extensão de ação contínua que estão em curso e seus respectivos coordenadores. Uma vez definido o interesse do estudante este deve entrar em contato com o coordenador do projeto para investigar a possibilidade de fazer parte da equipe do projeto como extensionista voluntário.
b. Os estudantes podem também consultar a página da Diretoria Técnica de Extensão, http://www.unb.br/administracao/diretorias/dte/index.html, onde estão os PEACs que ocorreram em 2007. Lá se encontram os contatos dos professores coordenadores. O estudante interessado pode investigar se estes projetos serão renovados em 2008.
OBS: Alguns projetos possuem caráter interdisciplinar, aceitando estudantes de diversas áreas de conhecimento.

3. Extensionistas voluntários e bolsistas - tirando dúvidas

a. O extensionista voluntário é o estudante que participa oficialmente de um Projeto de Extensão de Ação Contínua (PEAC). Para tanto ele necessita assinar o Termo de Compromisso do Estudante Extensionista, disponível para download na página do DEX e o Termo de Adesão Individual, disponível na Secretaria do DEX. O Termo de Compromisso do Estudante Extensionista deve ser assinado também pelo coordenador do projeto. O extensionista voluntário precisa ter disponíveis 15 horas semanais para o PEAC - organizadas de acordo com o plano de trabalho elaborado com o coordenador do projeto.
b. O extensionista bolsista é aquele extensionista voluntário que participou do programa de seleção de bolsas de extensão - PIBEX e foi selecionado. Ao ser selecionado ele compromete-se:
        i. a aumentar sua carga horária semanal disponível para o projeto para 20 horas;
        ii. apresentar relatório de trabalho ao final do projeto;
        iii. participar da Semana de Extensão apresentando uma comunicação em pôster do seu trabalho no projeto;
c. Tanto o extensionista voluntário quanto o bolsista recebem créditos de extensão. Para tanto as freqüências mensais dos extensionistas devem estar em dia e o estudante deve consultar o coordenador de graduação de sua unidade para saber qual o limite de créditos de extensão que pode ser computado ao seu histórico escolar.

4. Quais as documentações necessárias para solicitar bolsas de extensão?

a. O estudante interessado deve acessar o link FICHA DE CADASTRO DO ESTUDANTE e preencher a solicitação de bolsa. O estudante só pode fazer uma solicitação.
b. É necessária uma CARTA DE RECOMENDAÇÃO preenchida pelo coordenador do projeto para cada estudante.