Reitor da UnB (Gestão 2012-2016)


Reitor Ivan CamargoVinculado à Universidade de Brasília desde 1978, quando entrou para a graduação em Engenharia Elétrica, Ivan Marques de Toledo Camargo é professor da Instituição desde 1989. Mestre e doutor em Génie Éléctrique pelo Institut National Politechnique de Grenoble, na França, sua trajetória profissional inclui ainda a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Na UnB, foi decano de Ensino de Graduação, de 2003 a 2005; coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, entre 1996 e 1998; e chefe do Departamento de Engenharia Elétrica, no período de 1991 a 1993. Na Aneel, foi assessor da diretoria, de 1999 a 2002; período em que integrou a equipe responsável por gerenciar a crise energética enfrentada pelo País. De volta à Agência reguladora, de 2010 a 2012, assumiu a Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição.

Membro da equipe editorial da Revista Brasileira de Energia, Ivan Camargo foi presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético e membro dos Conselhos Superiores da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e, mais recentemente, da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), instituição de apoio da UnB.

Ivan Camargo destaca a atuação no Decanato de Ensino de Graduação como uma das experiências mais marcantes que exerceu na estrutura administrativa da UnB. No período, foi implementado o sistema de cotas para negros como critério de admissão, o sistema de matrículas pela internet e o de avaliação dos professores.

O professor aponta o pragmatismo como sua principal característica. “O respeito à diversidade, competência para a gestão e tomada de decisão são meus pontos fortes”, afirma. Ele considera a formação de Engenheiro também como um diferencial. “Acredito que contribui, para a função de reitor, uma visão típica da formação de engenheiro”.