Vice-reitora da UnB


Primeira mulher a assumir a vice-reitoria da Universidade de Brasília, Sônia Nair Báo se formou em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, em 1982. É professora da UnB desde 1987 quando concluiu o mestrado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O doutorado veio em 1992, em Biofísica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Sônia Báo reconhece que assumir a vice-reitoria é a concretização de um sonho antigo, fruto de seu grande afeto pela Universidade de Brasília. “Quando cheguei aqui, gostei de tudo, especialmente da abertura para trabalhar muito e com liberdade”, revela Sônia, que veio à UnB pela primeira vez em 1986, para um congresso da SBPC, e pouco depois, em 1987, tornou-se professora visitante do Instituto de Ciências Biológicas (IB).

A história desta relação inclui a diretoria do IB entre 2006 e 2012 e a vice-diretoria do mesmo instituto, entre 2002 e 2006. Antes, a professora ocupou a chefia do Departamento de Genética e Morfologia e assumiu o Programa de Educação Tutorial (PET) da Biologia e as coordenações do Programa de Iniciação Científica e da Pesquisa do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP).

Em 2001, liderou o primeiro projeto da UnB para o CT-Infra, edital destinado a melhorar a infraestrutura em pesquisa das universidades. É uma das recordistas da Universidade de Brasília em publicações científicas. Reúne mais de 115 orientações e supervisões de mestrado e doutorado e projetos de iniciação científica.

É bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é membro de comitê de área multidisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de suplente do conselho fiscal da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec).