imagem panoramica

Empréstimo de livros


Para fazer o cadastro de usuário da Biblioteca Central (BCE), os alunos de graduação e pós-graduação devem apresentar o comprovante de matrícula e a carteira estudantil – ou um documento de identidade. Com a senha em mãos, os estudantes podem consultar o acervo, fazer reservas e empréstimos.

Docentes e servidores da UnB que queiram retirar livros devem apresentar crachá ou contracheque e um documento de identidade. O material também está disponível a ex-alunos, mediante a apresentação na carteira atualizada da Associação de Ex-Alunos. A BCE também realiza convênios com instituições públicas e privadas. O órgão ou empresa que desejar ter acesso ao acervo da UnB deve encaminhar um ofício à direção da BCE. O documento precisa conter a indicação de um representante, que será responsável pela retirada dos livros.

Cada categoria de usuário tem direito a uma certa quantidade de empréstimos por vez. Por exemplo, estudantes de graduação podem retirar até dez livros do acervo geral e permanecer com o material por 15 dias. Já os alunos de pós-graduação podem retirar 15 unidades e ficar com os exemplares por até 30 dias. As reservas podem ser feitas pela internet ou diretamente no prédio da BCE. Assim que o livro estiver liberado, o estudante tem 48 horas para pegá-lo.

As regras são diferenciadas quando o material fizer parte do Acervo Reserva, um conjunto de textos e livros de leitura obrigatória indicados pelos professores. As obras ficam à disposição dos alunos da UnB para consulta no local, com retenção da carteira estudantil e comprovante de matrícula atualizado. O empréstimo é feito somente nos fins de semana e feriados, a partir das 16h, com evolução às 9h do dia seguinte.

A BCE está aberta à comunidade de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h45, e sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h45. O horário de funcionamento serve também para o acesso ao acervo geral e periódicos. Porém, setores como o de obras raras e a coleção médica do Hospital Universitário de Brasília têm horário diferenciado.

Informações pelos telefones (61) 3307 2422 / 2400 ou pelo site www.bce.unb.br/.