FALECIMENTO - 14/04/2016

Morre Rogério Duarte, artista gráfico e ex-professor da UnB

Intelectual, poeta e músico, ele foi um dos criadores da Tropicália
Jorge Gil - Da Secretaria de Comunicação da UnB

Nesta quarta-feira (13), morreu o desenhista e escritor Rogério Duarte (1939/2016). Na década de 1990, foi professor de Expressão em Superfícies no Departamento de Artes Visuais (VIS) da Universidade de Brasília. Artista de estética refinada, participou intensamente na vanguarda da cultura nacional.

Nascido em Ubaíra, Bahia, o poeta tropicalista foi parceiro de vários músicos da MPB, entre eles: Gilberto Gil, Caetano Veloso e Tom Zé. Intitulava-se designer. Como artista gráfico, desenhou capas de discos de João Gilberto, Jorge Ben e Gal Costa. Também criou cartazes de filmes do cineasta Glauber Rocha.

A Universidade de Brasília reverencia a sua arte e se solidariza com os seus familiares.

"O amor que vive em mim
Vou agora revelar
Este amor que não tem fim
Já não posso em mim guardar"